the impact of lecturing
computing
Testimonies from teachers
and students.
Teachers
Testemunhos dos "nossos" professores.
Grupo 500
Ana Félix
“Achei interessante a introdução progressiva das atividades, que começam por ser resolvidas com papel e lápis, para, a longo prazo, haver manipulação da linguagem computacional e até mesmo chegar à programação.”
“[…] destaco a recetividade dos alunos a esta nova disciplina … e a facilidade de compreensão dos conteúdos.”
Grupo 110
Andreia Cortes
“A ENSICO demonstrou que é possível pensar de forma diferente. Que é possível estruturar e
dotar os nossos alunos de competências que os levem à compreensão dos princípios básicos
da computação, não saltando etapas, preocupando-se fundamentalmente com o processo.”
Grupo 500
Margarida Curado
“O curriculum completamente alinhado com o ano de escolaridade facilitou a integração e relevância educacional em sala de aula.”
“O raciocínio lógico da linguagem Haskell promove o desenvolvimento do pensamento algorítmico. A sintaxe de Haskell é bastante próxima da linguagem natural da matemática, o que a torna mais intuitiva e de fácil implementação. Assim, por meio de código de programação, os alunos são levados a aplicar ou a perceber conceitos importantes da matemática sem se aperceberem que os estão a usar.”
Grupo 230
Fernanda Almeida
“O programa curricular proposto pela ENSICO ao ensino básico, é um projeto desafiante e inovador para as escolas. Este projeto facilita a participação dos alunos em diferentes contextos educativos, potencia o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático; o conhecimento de outros tipos de linguagem; a literacia digital; o pensamento reflexivo, crítico e criativo.”
Grupo 500
Eliana Margarinho
“No início das aulas de computação, os alunos questionaram o porquê desta disciplina ser lecionada por um professor de Matemática e não por um professor de Informática. Ao longo do ano letivo, e com a resolução das tarefas, foram percebendo alguma ligação entre a computação e a matemática.
Penso que durante o próximo ano letivo, esse vínculo será mais evidente quando utilizarem ferramentas da computação que permitam a resolução de problemas mais complexos e a análise de grandes conjuntos de dados. Poderão perceber que o pensamento matemático e o pensamento computacional se complementam, permitindo-lhes desenvolver o raciocínio lógico e abstrato.”
Grupo 500
Patrícia Rodrigues
“Com muita frequência, no decorrer das sessões, imaginei atividades que gostaria de implementar nas minhas aulas de matemática, com recurso à computação.”
Grupo 110
Cidália Tomás
“O programa curricular é inovador, capaz de motivar os alunos. A ideia de um ensino obrigatório que inicia a computação nos primeiros anos de
escolaridade permitirá desenvolver desde cedo competências ao nível da lógica e do raciocínio muito importantes não só para a computação, mas também para outras áreas do
conhecimento.”
Grupo 500
Dulce Vicente
“Na maior parte das vezes os alunos não vêem utilidade na disciplina de Matemática e pode ser que assim percebam que ela é importante, pois é uma base para muitas áreas, neste caso a computação. Penso também que este pensamento computacional pode ajudar os alunos a melhorar o desempenho na disciplina de Matemática, pois onde eles apresentam maiores dificuldades é na relação entre conteúdos, isto é, na resolução de problemas.”
Grupo 230
Ana Taveira
“Os conteúdos e exercícios propostos foram progressivos, começando com problemas simples e visuais, como animações ou jogos, e avançando gradualmente para desafios mais complexos, como algoritmos básicos. Estes exercícios não só promoveram o pensamento computacional, como também ajudaram a desenvolver competências na resolução de problemas. Durante a lecionação desta disciplina, senti uma forte sinergia entre a programação e a disciplina, tal como, a Matemática, onde os alunos aplicaram conceitos de lógica, álgebra, geometria e adquiriram competências tecnológicas que complementam o raciocínio computacional. Estas conexões interdisciplinares permitem uma aprendizagem mais integrada, tornando a programação uma ferramenta poderosa para consolidar conhecimentos em diferentes áreas.”
Grupo 500
Catarina Ribeiro
“Houve talvez um desenvolvimento no “pensamento computacional” dos alunos que potenciou o desenvolvimento do seu raciocínio ou raciocínio lógico-matemático. Penso que a disciplina de português também é bastante importante e está também muito ligada à aprendizagem da programação, uma vez que se precisa aprender também uma “língua” para se poder programar.”
Grupo 500
Diana Ribeiro
“[…] acredito que tornar o ensino de computação obrigatório pode ser uma medida importante para promover a equidade entre todos os alunos. Ao garantir que todos tenham acesso a esta aprendizagem, independentemente de condições socio-económicas, entre outras, assegura-se que todos os alunos possam ter competências digitais que considero serem essenciais e, sem essa obrigatoriedade, o acesso ao ensino da computação fica limitado às famílias com mais recursos, o que perpetua desigualdades.”
Grupo 500
Ana Menaia
“Algumas das atividades realizadas mostraram que a computação desempenha um papel fundamental na resolução de problemas desde os mais simples aos mais complexos e na manipulação de grandes volumes de dados.
Nas minhas aulas pretendi, sempre que possível, relacionar o pensamento computacional e a matemática, tentando mostrar que a lógica de programação utiliza princípios matemáticos para desenvolver algoritmos, promovendo o raciocínio abstrato e a capacidade de resolução de problemas. Foi bom ver como, ao longo do ano letivo, eles começaram a fazer conexões entre estas duas disciplinas.”
Computação é um corpo de conhecimento independente do uso de computadores.
Students
Testemunhos dos "nossos" alunos.
3º Ano
Sofia
“O caderno Leibniz é ainda melhor do que um computador porque tem bateria infinita.”
6.º Ano
Diego
“Os computadores trabalham com códigos e em computação aprendemos a decifrá-los.”
6.º Ano
Alícia
“Ajuda-nos a aprender a essência dos computadores.”
6.º Ano
Vera
“Eu gosto de computação
porque dá para “ver” as coisas
por trás dos computadores”.
6.º Ano
Mariana
“Serve para nos dar
conhecimento sobre os
computadores porque nos
dias de hoje a tecnologia é
usada para quase tudo”.
6.º Ano
António
“Ajuda a melhorar o raciocínio
e o nosso conhecimento dos
computadores e outras formas
de tecnologia”.