Jornal Observador
Novembro 21, 2024
Ciências da Computação podem entrar no ensino obrigatório em 2025, diz associação
Associação para o Ensino da Computação tem feito testes em várias escolas do país, especialmente no interior, e está otimista sobre a introdução da disciplina no ensino obrigatório em 2025.
NOS
Novembro 21, 2024
NOS leva aulas de computação gratuitas a 2500 alunos
A terceira edição do Projeto ZER01, iniciativa que leva o ensino da computação gratuito às escolas, vai chegar a 2500 alunos no ano letivo 2024/2025.
RTP Notícias
Janeiro 12, 2024
Projeto "Zero1". Aulas favorecem memorização e aprendizagem
Mil e duzentas crianças de todo o país estão a ter aulas de computação graças ao "Projeto Zero1". É um iniciativa da sociedade civil para incentivar a aprendizagem da matemática, da lógica e abstração em zonas desfavorecidas.
Jornal Observador
Dezembro 23, 2023
Um novo Trivium
Uma encruzilhada resolve-se com decisões e as decisões resolvem-se com líderes eruditos. Sem líderes a encruzilhada adensa-se. Bons líderes precisam de tempo, maus líderes não precisam de tempo algum.
JN
Novembro 26, 2023
Alunos do primeiro ciclo de Bragança estudam computação
Projeto-piloto melhora raciocínio e aprendizagem na escola. Mentores querem que faça parte do ensino obrigatório nacional.
Computing represents a universally applicable attitude and skill set everyone, not just computer scientists, would be eager to learn and use.
Jeannette Wing
We live in a society exquisitely dependent on science and technology, in which hardly anyone knows anything about science and technology. If we continue to accumulate only power and not wisdom, we will surely destroy ourselves.
Carl Sagan
Gazeta Valsassina 2022
Gazeta Valsassina 2023
Existirá melhor forma de captar a noção de transformação da coisa a na coisa b, como que por “magia”, do que aplicar o próprio conceito de função matemática, b = f (a)?
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O José Nuno Oliveira é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto, e mestre e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Manchester. É investigador do INESC TEC e cofundador da ENSICO. Atualmente é professor do Departamento de Informática da Universidade do Minho. É autor e coautor de inúmeros artigos científicos, tendo como principal área de interesse a aplicação de métodos formais na programação.
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